Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Costeleta de Cordeiro com Purê de Wasabi

INGREDIENTES:


Para as  Costeletas
3 colheres de sopa de azeite
2 tiras de costelas de cordeiro limpas, ou 10 costeletinhas individuas
5 colheres de sopa de mostarda dijon ou a normal
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Crosta de ervas
4 colheres de sopa de salsinha fresca picada
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
2 colheres de sopa de alecrim picado
80g de manteiga em temperatura ambiente
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
120g de farinha de rosca
3 dentes de alho bem picados

MODO DE PREPARO


1) COSTELETAS

1.1) Com a ajuda de uma faca afiada, tente retirar o excesso de pele das costeletas, evitando tirar a carne e separe todas deixando 1 osso em cada partede carne.
1.2) Se você tiver habilidade tente limpar os ossos o melhor possível, para quando por assar no forno não ficarem feios, se não conseguir, você poderá envolver com papel alumínio cada ossinho e assim eles não iram escurecer ao assar.
1.3) Temperar com sal e pimenta e deixar por 5 minutos descansando. Em uma frigideira aquecer o azeite, juntar as costeletas, selando-as ( deixando ficarem bem douradas) de um lado e do outro. 
OBS: Esse processo não pode ser com a panela fria, pelo contrário, o azeite tem que estar bem quente para dourar a carne e não cozinha-la). Nesse processo iremos sela-la e terminará seu cozimento no forno depois de colocado a crosta de ervas.
 
2) Crosta de ervas
2.1) Numa frigideira, adicione o azeite, e o alho bem picado, quando esse alho estiver ficando dourado, junte rapidamente a frigideira, o tomilho, o alecrim, a salsinha e abaixe o fogo. Você notará que dentro de alguns segundos, ele soltará um cheiro das ervas. Esse ponto é o ideal para você adicionar a farinha de rosca.

2.2) Com a farinha na frigideira, misture sempre para não queimar no fundo e quando você perceber que está crocante ( pode-se notar que fará o barulho quando você mexer com a colher na própria farinha) estará prontae poderá ja desligar.

2.3) Adicione essa farinha a um bowl ( recipiente)

FINALIZAÇÃO

1) Pincele mostarda na parte da carne da costeleta e em seguida passe essa costeleta na farinha de ervas até que cubra totalmente a carne, deixando os ossos limpos.

2) Coloque em uma assadeira, com a parte da carne com acrosta para baixo e leve ao forno a 180 graus  por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourar a crosta.
DICAS:
ESSE PREPARO É INDICADO PARA QUE A CARNE FIQUE NO PONTO CHAMADO BLUE (MAL PASSADA), POIS SUA TEXTURA FICA MAIS AGRADÁVEL AO PALADAR, SE DESEJAR QUE FIQUE AO PONTO, QUANDO FOR A FRIGIDEIRA, DEIXE POR MAIS TEMPO QUANDO ESTIVER NO PROCESSO DE SELAR A CARNE.


PURÊ DE WASABI

INGREDIENTES:
3 batatas médias
180 ml de creme de leite ( fica mais interessante com creme de leite fresco)
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
2/3 de colher de pasta de wasabi

MODO DE PREPARO:

1) Descascar e cortar em cubos grandes de 3 a 4 cm as batatas e cozinhar em uma panela com bastante água e um pouco de sal,  por 20 a 25 minutos aproximadamente, até que as batatas estejam bem macias. 
OBS: TENTE CORTAR O MAIS PADRONIZADO POSSÍVEL AS BATATAS PARA ELAS COZINHAREM POR IGUAL.

2) Quando as batatas já estiverem cozidas, ainda quentes, passar pelo espremedor de batatas e volte a panela.

3) Com o fogo desligado adicione a manteiga, o creme de leite, o sal  e o wasabe e misture todos os ingredientes 
4) Religue o fogo deixando baixo por 3 minutos e bata com uma colher de pau ou um fouet ( batedor de arame) até ficar bem homogênea e fofo.( veja se esta cremoso o purê, se estiver muito líquido deixe por mais um tempo no fogo)
OBS: NUNCA DEIXA FERVER O PURÊ, ELE SÓ VOLTARÁ AO FOGO PARA COZINHAR O CREME DE LEITE, DEIXAR MAIS HOMOGÊNEO O PURÊ E EVITAR DE AZEDAR SE FOR FICAR GUARDADO NA GELADEIRA POR 2 A 3 DIAS.
ENTÃO SE NECESSÁRIO DEIXE NO MÍNIMO POSÍVEL OU RETIRE POR UNS INSTANTES A PANELA DO FOGO.
5) Monte no prato , ao centro o purê de wasabi e em cima enclinadas as costeletas de cordeiro e decore com um ramo de alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário